Obsolescência programada
É a decisão do produtor de propositalmente desenvolver, fabricar e distribuir um produto para consumo de forma que se torne obsoleto ou não-funcional especificamente para forçar o consumidor a comprar a nova geração do produto.- A obsolescência programada faz parte de um fenômeno industria e mercadológico surgido nos países capitalistas nas décadas de 1930 e 1940 conhecido como "descartalização". Faz parte de uma estratégia de mercado que visa garantir um consumo constante através da insatisfação, de forma que os produtos que satisfazem as necessidades daqueles que os compram parem de funcionar ou tornem-se obsoletos em um curto espaço de tempo, tendo que ser obrigatoriamente substituídos de tempos em tempos por mais modernos.- A obsolescência programada foi criada, na década de 1920, pelo então presidente da General Motors Alfred Sloan. Ele buscou atrair os consumidores a trocar de carro frequentemente, tendo como apelo a mudança anual de modelos e acessórios. Bill Gates, fundador da Microsoft, também adotou esta estratégia de negócio nas atualizações do Windows.
Seta dourada de consumo
Nossa economia enormemente produtiva exige que façamos do consumo nosso modo de vida, que convertamos a compra e uso de bens em rituais, que busquemos nossa satisfação espiritual, satisfação do nosso ego, no consumo. A medida de status social, de aceitação social, de prestígio, está agora a ser encontrada nos nossos padrões de consumo. O próprio sentido e significado de nossas vidas hoje expressa em termos de consumo. Quanto maior a pressão sobre o indivíduo a estar em conformidade com seguro e padrões de aceitação social, mais ele tende a expressar suas aspirações e sua individualidade em termos do que ele veste, conduz , come - sua casa, seu carro, seu padrão de servir comida , seus Hobbies. Essas mercadorias e serviços devem ser oferecidos ao consumidor com uma urgência especial. Exigimos que não só consumo forçado, mas consumo caro também. Precisamos de coisas consumidas, queimadas, desgastadas, substituídas e descartadas em um ritmo cada vez maior. Precisamos de ter pessoas a comer, beber, vestir, andar, viver, com um consumo cada vez mais complicado e, portanto, constantemente mais caro. As ferramentas de casa e todo o "do-it-yourself" do movimento são excelentes exemplos de consumo caro.. Da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos.- História das Coisas é um documentário de 20 minutos, direto, passo a passo, baseado nos subterrâneos de nossos padrões de consumo; revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo; nos ensina muita coisa, nos faz rir, e pode mudar para sempre a forma como vemos os produtos que consumimos em nossas vidas.
Aumenta essa letra pelo amor de deus
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